"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint Exupéry)

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Facilitando a vida de nosso aluno



Por ser uma escola preparada para receber crianças com Visão Subnormal e possuir dispositivos especiais que favorecem o funcionamento visual, estes devem ser utilizados pelos professores de forma a facilitar a vida do aluno dentro de sala.

·Óculos bifocais, prismas, lentes de contato ou outras combinações de lentes podem ser prescritos para uma criança com limitações visuais, a serem usados à toda hora ou durante atividades específicas.

·Lentes ligeiramente tingidas ou escuras podem ser usadas pela criança sensível à luz, em lugares fechados e ao ar livre.

·Lentes de aumento manuais ou lentes de amplificação são usadas para aumentar o tamanho da imagem e melhoram o funcionamento visual de crianças com quase todos os distúrbios visuais. Esses ampliadores podem ser usados para tarefas como ler, escrever e estudo de arte.

·Telessistemas pequenos (mini-telescópios) Seguros na mão ou em armações de óculos são usados por crianças para ver objetos distantes, como quadros negros e demonstrações de sala de aula, ou para identificar ônibus, sinais de rua, e assim por diante. Quando uma criança está usando um telescópio para ler o quadro negro, ela pode achar útil sentar-se na coluna central de carteiras, na distância que lhe for mais adequada.

Como algumas crianças portadoras de Visão Subnormal poderão precisar apenas de alguns materiais adaptados, enquanto outros necessitarão de uma combinação de vários dispositivos, somente depois de observação detalhada é que se saberá de qual realmente a criança necessita e só então fazer uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário