"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint Exupéry)

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Detalhes melhoram a sala de aula para nosso aluno portador de Visão Subnormal.


A sala de aula deve ser bem iluminada e arejada´para ajudar a criança portadora de Visão Subnormal a se adaptar à mesma e os professores regente e de recurso/apoio devem conhecer a criança de tal forma que possam estar atentos a seus interesses, habilidades e o referencial perceptual que ela revela.

A criança com visão deficiente pode, normalmente, aprender a evitar obstáculos na sala de aula e nos corredores da escola desde que corretamente orientada. O professor regente deve estar atento à disposição da mobília e, com a ajuda dos demais alunos, poderá optar por uma nova disposição que facilite o deslocamento da criança com deficiência dentro da sala de aula.

Já ao professor recurso/apoio, cabe a responsabilidade de familiarizar este mesmo aluno com as dependências da escola (como bebedouro, banheiros, playground,etc) alertando-o da existência de obstáculos( má iluminação, existência de degraus, etc) que possam dificultar seu trânsito por estas áreas. Também deve-se gradativamente instruí-lo a se deslocar sozinho e com segurança destas áreas até a sala de aula e vive –versa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário