"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint Exupéry)

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Desenvolvimento didático do aluno é importante!


Muito cuidado para não rotular um aluno que tem baixa visão com aluno que tem deficit cognitivo pois é necessário que os professores regente e recurso/apoio estejam cientes de que esta criança precisa de mais tempo para assimilar alguns conceitos, especialmente os abstratos, precisa ter estimulação contínua, apresenta dificuldade de interação, de apreensão, de exploração e domínio do meio físico e desenvolve mais lentamente a consciência corporal, mas nem por isso devem deixar de ser cobrados , assim como seus colegas o são, dentro de sala de aula.

Os professores responsáveis por este aluno devem estar de acordo então, de que se faz necessário oferecer ao mesmo, todas as oportunidades existentes na unidade escolar que lhe permitam desenvolver corretamente suas habilidades.


Mas do que os professores, a unidade escolar deve estar envolvida neste processo e isso inclui buscar estabelecer o intercâmbio entre o oftalmologista e os profissionais que atuam na área da educação, incentivar a capacitação de recursos humanos envolvidos no processo educacional do aluno portador de visão subnormal, oferecer orientação inicial, por meio de relatório do serviço oftalmológico sobre este aluno contendo dados aplicáveis à situação da sala de aula, encaminhados preferencialmente no início do ano letivo, facilitar o acesso a informações sobre o aluno portador de visão subnormal, fornecida pelo serviço oftalmológico, principalmente em situações que houver alterações visuais ou em relação ao uso de óculos, recursos ópticos ou recursos não ópticos , disponibilizar literatura especializada sobre a deficiência visual, enfatizando os aspectos relativos ao aluno portador de visão subnormal e facilitar a participação do professor em cursos curtos sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário